ISBN: 978-65-83392-13-8
DOI: 10.5281/zenodo.16733302
Descrição: A alfabetização constitui, desde sempre, um dos pilares fundamentais da formação do sujeito e da consolidação de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática. No cenário contemporâneo, todavia, esse processo assume contornos ainda mais complexos, exigindo não apenas o domínio do código escrito, mas também a compreensão crítica e significativa dos múltiplos letramentos que permeiam a vida social, cultural e tecnológica.
O presente livro, Alfabetização na Atualidade: Perspectiva de Aprendizagens e Metas, emerge como uma contribuição valiosa ao campo educacional, ao articular, de forma lúcida e fundamentada, os desafios e as possibilidades inerentes à alfabetização nos dias de hoje. Longe de restringir-se a uma abordagem técnica ou normativa, a obra propõe uma reflexão profunda acerca das práticas pedagógicas, das políticas públicas, das demandas sociais e dos avanços teóricos que delineiam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no século XXI.
Os capítulos que compõem este volume foram cuidadosamente organizados para proporcionar ao leitor – sejam educadores, pesquisadores, formuladores de políticas ou estudantes – uma visão abrangente e atualizada sobre as metas que norteiam o ensino alfabetizador, bem como as metodologias e estratégias que potencializam a aprendizagem efetiva. Em cada texto, transparece o compromisso ético e intelectual dos autores com a construção de uma educação de qualidade, centrada na valorização do sujeito e no respeito às suas singularidades.
Assim, esta obra configura-se não apenas como um instrumento de apoio ao fazer docente, mas também como um convite à reflexão crítica e à constante busca por práticas transformadoras. Ao leitor, desejo que a leitura deste livro seja profícua e inspiradora, impulsionando novas perspectivas e compromissos em prol de uma alfabetização verdadeiramente significativa e emancipadora.
Organizadores: Carlos Victor Santos Rodrigues; Darianny Karla Santos Cunha; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Eliana Ester Cristante Mendes; Elisabete Melo Ebling; Maria Lucia Veiga Torres; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Rizoni Alves de Souza e Sidineia Maria de Souza
Autores: Abineyse San Martin Souza; Alessandra Rodrigues de Souza; Aurizete Oliveira Conceição; Carlos Victor Santos Rodrigues; Cirlene Felix Cebalho; Claudia Da Silva Barros Campos; Daiana Cuiabano Ribeiro; Darianny Karla Santos Cunha; Eliana Ester Cristante Mendes; Elisabete Melo Ebling; Fabiana de Sousa Viana; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Flávia Lenice Vicente Alves; Gisele Christiane De Alcântara Costa; Glauciele Monteiro de Souza Andrade; Grendy Camila Rodrigues Pereira Leite; Iolanda Silva Oliveira; Isak Felix Gonçalves; Jussara Corrêa Pereira; Laine Marques dos Santos Almeida Bertão; Larissa Carla Dorta de Oliveira; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Alves Wolf; Maria Aparecida Miranda; Maria José de Jesus Silva; Maria Lucia Veiga Torres; Rizoni Alves de Souza; Rosèlia Martins da Silva Santos; Sidineia Maria de Souza; Talita Aparecida da Costa Duarte; Vanessa Maria de Oliveira; Vania Regina do Prado Vieira; Viviane Constancia Maciel.
Capítulos
Capítulo 1
ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A HETEROGENEIDADE DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
Carlos Victor Santos Rodrigues; Darianny Karla Santos Cunha; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Eliana Ester Cristante Mendes; Elisabete Melo Ebling; Maria Lucia Veiga Torres; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Rizoni Alves de Souza; Sidineia Maria de Souza
Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
Darianny Karla Santos Cunha; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Eliana Ester Cristante Mendes; Elisabete Melo Ebling; Maria Lucia Veiga Torres; Rizoni Alves de Souza; Sidineia Maria de Souza; Carlos Victor Santos Rodrigues; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 3
DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E DESAFIOS
Eliana Ester Cristante Mendes; Elisabete Melo Ebling; Maria Lucia Veiga Torres; Rizoni Alves de Souza; Sidineia Maria de Souza; Carlos Victor Santos Rodrigues; Darianny Karla Santos Cunha; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 4
ENTRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Claudia Da Silva Barros Campos; Daiana Cuiabano Ribeiro; Gisele Christiane De Alcântara Costa
Capítulo 5
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO FUNDAMENTAL: DIREITO IGUALITÁRIO E OBRIGATÓRIO
Daiana Cuiabano Ribeiro; Claudia Da Silva Barros Campos; Gisele Christiane De Alcântara Costa
Capítulo 6
ALFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS: O QUE MUDOU DOS MÉTODOS ANTIGOS PARA OS QUE UTILIZAMOS HOJE
Gisele Christiane De Alcântara Costa; Daiana Cuiabano Ribeiro; Claudia Da Silva Barros Campos
Capítulo 7
ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
Talita Aparecida da Costa Duarte; Isak Felix Gonçalves; Glauciele Monteiro de Souza Andrade
Capítulo 8
A ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PREVENÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E DE LEITURA COMO INSTRUMENTOS PARA O PROCESSO
Isak Felix Gonçalves; Talita Aparecida da Costa Duarte; Glauciele Monteiro de Souza Andrade
Capítulo 9
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SALA DE AULA
Glauciele Monteiro de Souza Andrade; Talita Aparecida da Costa Duarte; Isak Felix Gonçalves
Capítulo 10
ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE
Alessandra Rodrigues de Souza; Grendy Camila Rodrigues Pereira Leite; Maria Alves Wolf
Capítulo 11
PROCESSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E SEU CONTEXTO ATUAL NA PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO
Grendy Camila Rodrigues Pereira Leite; Alessandra Rodrigues de Souza; Maria Alves Wolf
Capítulo 12
PRINCIPAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO
Maria Alves Wolf; Grendy Camila Rodrigues Pereira Leite; Alessandra Rodrigues de Souza
Capítulo 13
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE
Jussara Corrêa Pereira; Vanessa Maria de Oliveira; Larissa Carla Dorta de Oliveira
Capítulo 14
EDUCAÇÃO INFANTIL OU PRÉ-ALFABETIZAÇÃO? CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E RESPONSÁVEIS SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vanessa Maria de Oliveira; Jussara Corrêa Pereira; Larissa Carla Dorta de Oliveira
Capítulo 15
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM TEMA POLÊMICO E NECESSÁRIO
Larissa Carla Dorta de Oliveira; Vanessa Maria de Oliveira; Jussara Corrêa Pereira
Capítulo 16
A ARTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Aurizete Oliveira Conceição; Fabiana de Sousa Viana; Flávia Lenice Vicente Alves
Capítulo 17
ARTE E A ALFABETIZAÇÃO VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Flávia Lenice Vicente Alves; Aurizete Oliveira Conceição; Fabiana de Sousa Viana
Capítulo 18
O CONTEXTO DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O DESAFIO, A CONCEPÇÃO E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES
Fabiana de Sousa Viana; Flávia Lenice Vicente Alves; Aurizete Oliveira Conceição
Capítulo 19
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cirlene Felix Cebalho; Abineyse San Martin Souza; Viviane Constancia Maciel
Capítulo 20
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO
Abineyse San Martin Souza; Cirlene Felix Cebalho; Viviane Constancia Maciel
Capítulo 21
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA
Viviane Constancia Maciel; Abineyse San Martin Souza; Cirlene Felix Cebalho
Capítulo 22
UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Maria José de Jesus Silva; Laine Marques dos Santos Almeida Bertão; Iolanda Silva Oliveira
Capítulo 23
O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Laine Marques dos Santos Almeida Bertão; Maria José de Jesus Silva; Iolanda Silva Oliveira
Capítulo 24
A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO PARA A ALFABETIZAÇÃO
Iolanda Silva Oliveira; Laine Marques dos Santos Almeida Bertão; Maria José de Jesus Silva
Capítulo 25
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA PÚBLICA
Rosèlia Martins da Silva Santos; Maria Aparecida Miranda; Vania Regina do Prado Vieira
Capítulo 26
LITERATURA INFANTIL COMO OBJETO MEDIADOR DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Maria Aparecida Miranda; Rosèlia Martins da Silva Santos; Vania Regina do Prado Vieira
Capítulo 27
O ENSINO DA LITERATURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
Vania Regina do Prado Vieira; Maria Aparecida Miranda; Rosèlia Martins da Silva Santos
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK