ISBN: 978-65-6009-215-0
DOI: 10.5281/zenodo.16739881
Descrição: Vivemos uma era de transformações profundas e velozes, em que as fronteiras entre ciência, tecnologia, cultura e sociedade se tornam cada vez mais porosas e interdependentes. Nesse cenário dinâmico, educar ultrapassa os limites da simples transmissão de conteúdos e se afirma como uma prática essencialmente integradora, crítica e emancipadora. É com esse espírito que se apresenta a obra Educar para o Futuro: Integração de Saberes, um convite à reflexão, à ação e à construção coletiva de novos paradigmas educativos.
O livro que ora se apresenta reúne contribuições plurais e interdisciplinares que, longe de seguir caminhos estanques ou compartimentalizados, propõem a necessária articulação entre saberes diversos — acadêmicos, populares, científicos, tecnológicos, artísticos e éticos — como fundamento para uma educação verdadeiramente transformadora. A integração de saberes, aqui concebida, não é mero artifício metodológico, mas postura epistêmica e política diante da complexidade do mundo contemporâneo.
Ao longo dos capítulos, o leitor encontrará reflexões teóricas, práticas pedagógicas inovadoras, análises críticas e propostas prospectivas que almejam formar sujeitos autônomos, criativos, éticos e socialmente comprometidos. São textos que desafiam a lógica fragmentada do conhecimento e apontam para uma educação que promova o diálogo entre as áreas, o pensamento complexo, a sustentabilidade e a justiça social.
Esta obra é destinada a educadores, pesquisadores, gestores, estudantes e a todos aqueles que reconhecem a urgência de repensar os modelos educacionais frente aos desafios do século XXI. Que estas páginas possam inspirar práticas pedagógicas mais conectadas com a vida, com o outro e com o futuro que desejamos construir — um futuro em que a integração de saberes seja o alicerce para uma sociedade mais justa, plural e solidária.
Boa leitura.
Organizadora: Sileide Mendes da Silva
Autores: Adelia Pereira dos Santos; Adriana Passos; Alcinara Henrique Pereira; Aline de Souza Santos; Andreia Costa de Oliveira; Carolina Alves Costa Passos; Daniela Gomes de Souza; Djanira Pereira Lopes; Egli Brito; Elaine dos Santos Lacerda; Evellyn Moura; Fernando da Silva Cardoso; Gleicia Nunes da Silva Lima; Jailza Rodrigues Borges Araujo; Janete Rodrigues de Souza; Joice Mara Pereira de Alencar; Josiane Barbosa Barros; Kelly do Nascimento Castro; Layse Andrade Macedo; Marcela do Nascimento Cabral; Marcelo de Jesus dos Santos; Maria Aparecida da Silva Santos; Maruza Milena Araújo Silva Alves Nunes; Paulina dos Passos Jordão Santana; Sabrina Ferreira de Vasconcelos; Sandra Teixeira dos Santos; Sileide Mendes da Silva; Susana Wesley da Silva Sena; Thais Gonçalves.
Capítulos
Capítulo 1
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Alcinara Henrique Pereira; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 2
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Adriana Passos
Maria Aparecida da Silva Santos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 3
IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Janete Rodrigues de Souza; Daniela Gomes de Souza; Adelia Pereira dos Santos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 4
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS
Egli Brito
Sileide Mendes da Silva
Capítulo 5
FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO E APRIMORAMENTO DA PRÁTICA
Elaine dos Santos Lacerda; Marcelo de Jesus dos Santos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 6
(IN)DISCIPLINA, AUTORIDADE E AFETIVIDADE NO ATO DE ENSINAR E APRENDER: DILEMA NA SALA DE AULA
Sandra Teixeira dos Santos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 7
O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS
Kelly do Nascimento Castro; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 8
O PAPEL DO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAEE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE REMANSO BAHIA
Paulina dos Passos Jordão Santana; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 9
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS
Jailza Rodrigues Borges Araujo; Djanira Pereira Lopes; Carolina Alves Costa Passos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 10
BURNOUT E ESTRESSE NA CARREIRA DOCENTE
Aline de Souza Santos; Andreia Costa de Oliveira
Capítulo 11
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Joice Mara Pereira de Alencar; Marcela do Nascimento Cabral; Sabrina Ferreira de Vasconcelos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 12
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR INCLUSIVO E DA INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM E SEM DEFICIÊNCIA
Evellyn Moura; Thais Gonçalves; Gleicia Nunes da Silva Lima; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 13
OFICINA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFBA
Josiane Barbosa Barros; Layse Andrade Macedo; Maruza Milena Araújo Silva Alves Nunes; Susana Wesley da Silva Sena; Fernando da Silva Cardoso
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK